terça-feira, 10 de maio de 2011

Streets of Rage

Apesar de eu ter um Super Nintendo, joguei muito Mega Drive. De fato, meu primeiro contato com os videogames daquela geração foi no Mega, na casa do meu padrinho. Lá joguei Truxton, Super Hang-on, Altered Beast, entre outros. E um vizinho tinha um, então ficávamos revezando entre os dois consoles. E entre os mais jogados, e com certeza um dos melhores beat'em ups que já joguei está o Streets of Rage.


No cartucho meu amigo vinha Streets of Rage, Sonic e Super Hang-on (super original, e tudo a ver um título com o outro).

A primeira briga era para escolher os personagens. Eu e ele queríamos pegar o Axel. Demorei um tempo até descobrir que o Adam era melhor na voadora. Bom mesmo era quando a irmã dele jogava junto, aí ela pegava a Blaze e ficava livre a outra seleção.


A trilha sonora desse jogo era maravilhosa. Embora na época eu não prestasse tanta atenção nisso, ela era muito marcante. Sempre me lembrava das músicas, e era cada uma bem característica para cada cenário. A "Attack of the Barbarian" quando pintavam os chefões era maravilhosa e deixava todo mundo tenso. Hoje as músicas não saem do meu iPod.


O jogo era bem simples: elimine todos os inimigos da tela e vá avançando até o final do cenário para encontrar o chefe de fase. Na época eu achava bem difícil, até porque não tinha a menor noção de inglês, então nem mexia nas opções (ou as vezes mexia, e acabava jogando até no hard). Chegar na última fase era uma vibração. Conseguir terminar o jogo, era praticamente impossível. Lembro de ter zerado poucas vezes naquela primeira época.

Se o jogo todo era difícil, a última fase era apeladora. Além de ter que enfrentar todos os chefes de fase denovo, um atrás do outro, o último chefão fazia uma pergunta assim que você entrava na sala dele. Como disse antes, não entendia nada de inglês, e várias vezes respondia errado, o que fazia voltar lá para a sétima fase (se não me engano). E aí obviamente eu não conseguia mais chegar lá denovo. Para quem fosse habilidoso o suficiente, ao derrotar o chefe, seu personagem virava o "Boss".


Tempos depois, em 1992 (na época parecia bem mais tempo de diferença), surge Streets of Rage 2. Lembro que quando alugamos estávamos muito ansiosos. Mas ao chegar na tela de seleção já me decepcionei: o Adam não estava disponível. No lugar dele entrou um moleque de patins (???) e um brutamontes parecido com o Zangief. Como o videogame era do meu amigo, sobrou para mim encontrar uma alternativa. A Blaze continuava fraca, o moleque era muito ruim, e o grandalhão (Max) era lento. No final das contas optei pelo Max, que era bem forte e resistente.


A dificuldade baixou bastante, lembro que terminamos o jogo já na primeira vez. Mas melhoraram muitas coisas, os controles respondiam melhor, personagens mais rápidos, especiais diferenciados e uma variedade bem maior de inimigos e cenários. Além disso trazia um modo versus que trazia um pouco de diversão a mais. Os gráficos eram mais coloridos e vibrantes que o primeiro jogo.



Por ser mais fácil, jogamos muito mais a sequência. Terminamos com todos os personagens, para ver se tinha alguma diferença nos finais, competição para quem perdia menos vidas, terminar sem usar especial, etc. Falando em especial... esqueci de falar qual era o do primeiro jogo: só tinha um por fase, e vinha um carro da polícia que dava um tiro de "basuca" nos inimigos:


Ainda saiu a terceira edição em 1994, mas lembro que já não estava muito mais no clima desses jogos. Acho que alugamos apenas uma vez na locadora e não curtimos muito. Pelo que lembro era bem mais difícil que o 2 (não passei da terceira fase), e para variar tiraram um personagem (o Max claro) e colocaram um velho maluco que era ciborgue. Além disso dava para selecionar três chefes através de códigos.



Os gráficos e jogabilidade eram basicamente os mesmos da segunda versão. Outra coisa que mudou pouco foram os inimigos e golpes. O que mudou mesmo foram as músicas, chefes e os personagens selecionáveis. Talvez por isso não tenha me interessado tanto por essa versão.

Vira e mexe ainda jogo o 1 e o 2 no emulador. E se bater muita nostalgia posso pegar o Mega Drive e os cartuchos que estão guardados lá em casa.

Esse ano pintou uma nova versão do jogo, feita por fãs, o Streets of Rage Remake (SORRr). Dizem que eles pediram autorização a Sega no início do projeto, e a empresa não impediu eles de fazerem. Porém esse ano quando foi lançado, começou a gerar buzz e a se espalhar pela internet. Aí, claro, a Sega proibiu o pessoal de distribuir, e tiveram que arquivar o projeto. Ou seja, quem baixou, baixou (claro que existem torrents e outros sites ainda para baixar).


Eu consegui baixar, e curti muito. É no mesmo clima do 2, porém com tudo melhorado. Tem várias cutscenes com ilustrações, as trilhas de todos os jogos, todos os personagens, escolha de fases/caminhos, vários tipos de combos e especiais (o carro de polícia do 1 está de volta). Dá para jogar sozinho, em dupla ou com o CPU como "parceiro". Tinham previsto multiplayer online, compra de itens/roupas/mapas... mas por enquanto, teremos que se contentar.


Para quem é nostálgico e não tem um Mega Drive e não quer utilizar emuladores, tem versões dos jogos para iOS e também no Steam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Here comes a new challenger!